O Governo do Reino Unido diz que está empenhado em apoiar a Nigéria a desenvolver os seus prósperos mercados de capitais e vê o seu programa Mobilizando Capital Institucional Através de Estruturas de Produtos Cotados (MOBILIST) como uma base sólida para a colaboração com o setor financeiro da Nigéria.
Diz que o mercado de capitais da Nigéria pode ajudar a contribuir para o cumprimento das metas econômicas do país, incluindo a ambição de transição para soluções de energia limpa, mas precisa de cerca de US$ 10 bilhões em financiamento por ano para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030.
Isto foi dado a conhecer na terça-feira em dois eventos MOBILIST organizados pela Nigerian Exchange Limited (NGX) e pelo British Deputy High Commission (BDHC) em Lagos.
O Reino Unido sublinhou o seu compromisso de trabalhar com a Nigéria para permitir a mobilização de capital privado em escala.
Os eventos no centro financeiro da Nigéria reuniram partes interessadas de toda a comunidade financeira, incluindo representantes da Comissão de Valores Mobiliários (SEC) e da indústria de fundos de pensão, para discutir oportunidades de resolver algumas das principais barreiras para aumentar o investimento nos ODS por meio dos mercados públicos.
Os eventos desta semana vieram após a visita do ex-ministro das Relações Exteriores do Reino Unido James Cleverly à Nigéria no ano passado e sua participação no lançamento da parceria entre MOBILIST e NGX destinada a catalisar um maior investimento nos ODS por meio de novas estruturas de investimento listadas na bolsa.
O MOBILIST fornece capital de investimento sob a forma de capital próprio, bem como assistência técnica para superar barreiras e permitir a listagem de produtos pioneiros que podem mobilizar capital institucional em escala para lidar com os desafios gêmeos do desenvolvimento e da transição climática. O MOBILIST também oferece ampla pesquisa e apoio à defesa de políticas para destacar obstáculos e melhorar o ambiente para emissores, investidores e intermediários.
De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o continente africano precisa de financiamento adicional de cerca de US$ 194 bilhões anuais para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030.
Para fechar essa lacuna de financiamento, a OCDE disse que ela não pode ser alcançada sem mobilizar o investimento privado em escala e uma colaboração reforçada entre as partes interessadas do mercado de capitais, bancos de desenvolvimento multilaterais, instituições financeiras de desenvolvimento e formuladores de políticas.
Rua Pedro de Castro Van Dumen Loy n.54
Morro Bento-Luanda -Angola
geral@ccian.ao
+244 946 939 363
+244 946 939 343
© CCIAN. Todos os direitos reservados